sexta-feira, 23 de março de 2012

Montanhas Rochosas

As Montanhas Rochosas (ou Rochosas) são uma importante cordilheira localizada na América do Norte ocidental. As Montanhas Rochosas seguem por mais de 4 800 quilómetros a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no estado norte-americano do Colorado, com 4 401 metros acima do nível do mar. Embora parte da Cordilheira do Pacífico da América do Norte, as Montanhas Rochosas são distintas da Cadeia Costeira do Pacífico (conforme é chamado no Canadá) ou do Sistema de Montanhas do Pacífico (como é conhecido nos Estados Unidos), que está localizada junto à costa do Pacífico.

As Montanhas Rochosas foram formadas há cerca de 70 milhões de anos atrás no período Cretácico, pela Orogenia Laramide. Desde então, a erosão pela água e os glaciares esculpiram a região dando origem a vales e picos íngremes. No final da última era glaciar, os seres humanos começaram a habitar o lugar. São destaques deste período Sir Alexander MacKenzie e a expedição de Lewis e Clark que dedicaram a busca de minerais e a obtenção de peles.

As Rochosas são Dobramentos Modernos, ou seja, foram formadas na Era Cenozóica. É equivalente a formação da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. As rochosas surgiram com o fenómeno que os geólogos denominam Orogenia Laramide, que começou há 70 milhões de anos. As Montanhas Rochosas é um complexo de metamórficas e ígneas . A erosão intensa, particularmente devido à glaciação, nivelou bacias localizadas no centro da cadeia. A erosão glacial também formou vales e desfiladeiros profundos.
Fonte : Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário