quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Diversidade na Biosfera


A vida depende de milhares de reações bioquímicas que ocorrem dentro das células. Estas reações requerem materiais que se movem para dentro ou para fora das células de maneira controlada.
Dentro das células, as reações estão ligadas de forma que os produtos de uma serão as matérias-primas da próxima.
Para essa complexa rede de reações ser propriamente integrada, as velocidades das reações dentro de uma célula devem ser precisamente controladas. Uma grande proporção das atividades celulares está direcionada para a regulação de múltiplicas reações químicas continuamente em andamento no seu interior.

O organismo é composto por mais de uma célula têm um ambiente interno que não é celular. Isto é, as suas células são banhadas em fluidos extracelulares, a partir dos quais recebem nutrientes e para os quais excretam os seus resíduos.

As células de organismos multicelulares são especializadas em contribuir de alguma forma para a manutenção do ambiente interno. Entretanto, com a evolução de funções especializadas, estas perdem muitos papéis exercidos por organismos unicelulares e, portanto, dependem do ambiente interno para os trabalhos essenciais.

A interdependência dos diferentes tipos de células num organismo multicelular pode ser expressa no famoso lema dos Três Mosqueteiros : "Um por todos e todos por um".

Para cumprir tarefas especializadas, conjuntos de células semelhantes são organizados em tecidos. Por exemplo, uma única célula muscular não pode gerar muita força, mas, quando muitas se combinam para formar o tecido de um músculo em contração, força e movimento consideráveis podem ser gerados.
Os diferentes tipos de tecidos são organizados para formar órgãos que cumprem funções específicas. Os órgãos familiares incluem o coração, o cérebro e o estômago. Os órgãos cujas funções são inter-relacionadas podem ser agrupados em sistemas de órgãos.
Os papéis das células, dos tecidos, dos órgãos e dos sistemas de órgãos são todos integrados para organismos multicelulares. 

Os organismos individuais não vivem em isolamento e a hierarquia da biologia contínua além deste nível.   

Sem comentários:

Enviar um comentário