domingo, 16 de outubro de 2011

Clonagem em Plantas

Questão de aula: Explique a razão de se proceder à observação de células meristemáticas quando se pretende observar as diferentes fases da mitose nas células da cebola?

Alguns dados que ajudam a responder....

No decurso do desenvolvimento de uma planta, as células diferenciam-se, podendo verificar-se, por um lado, a perda da capacidade de se multiplicarem e, por outro, o aparecimento progressivo de grupos de células com caracte­rísticas gue permitem a realização de determinada função.
Mas as células diferenciadas, em determinadas circunstâncias, podem perder a sua especialização, transformando-se em células indiferenciadas que têm a propriedade de se dividir e originar por diferenciação outros tipos de células. Esta totipotência, em que cada célula viva e nucleada tem a capa­cidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula e formar diferentes teci­dos, é crucial nos processos de clonagem.
Na clonagem dá-se, assim, a expressão de potencialidades genéticas que a célula diferenciada possuía mas que não estavam funcionais.





Embora a clonagem de plantas por micropropagação em cultura in vitro seja uma técnica de reprodução selectiva considerada vantajosa, são-lhe também atribuídas algumas desvantagens.

Clonagem em plantas (apontamentos) - Link

Sem comentários:

Enviar um comentário