domingo, 9 de outubro de 2011

Aplicação de princípios litoestratigráficos

Litostratigrafia, é um ramo da estratigrafia que lida com a descrição e a nomenclatura das rochas de acordo com a sua composição litológica e as suas relações estratigráficas.

Exercício 5

Nos EUA, o Grand Canyon, escavado pelo rio Colorado, constitui um dos mais belos e educativos  cortes geológicos da Terra, e encontra-se esquematizado, com algumas adaptações, na figura. Os números romanos assinalam descontinuidades na série paleozóica.
  1. Considere os seguintes acontecimentos da História geológica da série da região do Grand Canyon, referenciados pelas letras de A a G.

A - Formação da "Série do Grand Canyon".

B - Intrusão granítica.

C - Sedimentação, durante o Pérmico.

D - Deformação da "Série do Grand Canyon".

E - Erosão fluvial causada pelo rio Colorado.

F - Formação dos "Xistos de Vishnu".

G - Erosão pré-câmbrica dos "Xistos de Vishnu" e da "Série do Grand Canyon".
 
1.1.  Coloque os acontecimentos geológicos segundo a ordem cronológica do mais antigo para o mais recente.
F-B-A-D-G-C-E.

1.2.  Justifique a resposta anterior com base nos princípios estudados anteriormente.

Os "Xistos de Vishnu" foram os primeiros a formarem--se, pois encontram-se na base da sequência estratigráfica e, segundo o Princí­pio da Sobreposição, são os mais antigos. Após a for­mação destes xistos, ocor­reu a formação de rochas graníticas que intersectam os xistos (Princípio da In­tersecção). As duas forma­ções anteriores sofreram erosão e ocorreu posterior­mente a deposição da série do Grand Canyon. Esta for­mação sofreu deformação, pois não se encontra na po­sição horizontal inicial (Prin­cípio da Horizontalidade Primitiva). Todas as forma­ções anteriores sofreram erosão antes do Câmbrico, de acordo com uma descontinuidade no registo estratigráfico. Durante o Pérmico formaram-se os estratos que se encontram mais pró­ximos do topo. A instalação posterior 'do rio Colorado levou a uma intensa erosão.
1.3.  Comente a seguinte afirmação: "As formações apresentadas foram divididas de acordo com a sua litostratigrafia".

As formações encontram-se descritas de acordo com a sua composição litológica, sem recorrer ao estudo paleontológico e apenas com base nos princípios estratigráficos.

Sem comentários:

Enviar um comentário